quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Barroco no Brasil

Barroco no Brasil

O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta, estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco. PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico. CONTEXTO HISTÓRICO DO BARROCO BRASILEIRO O Barroco domina durante todo o século XVII e metade do século XVIII, até 1768. Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde.



*Movimento artístico e filosófico que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo.Arte altamente contraditória. A origem da palavra ?barroco? é obscura, hipóteses têm sido consideradas mais aceitáveis: ?barroco? era o adjetivo que designava certas pérolas de superfície irregular e preço inferior.De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura ?bizarra?, ?extravagante.? CARACTERÍSTICAS GERAIS DA LITERATURA BARROCA O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu.



Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa. Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito). Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero nos detalhes. Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus. Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos, para melhor expressarem a comparação entre o prazer passageiro da vida e a vida eterna. Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo. Cultismo é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas.



Conceptismo são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito dos opostos. PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BARROCO BRASILEIRO POESIA GREGÓRIO DE MATOS GUERRA nasceu em Salvador, em 1663, estudou em Coimbra, exerceu cargos de magistratura em Portugal até, 1681, quando voltou definitivamente para o Brasil, provavelmente fugindo de inimigos angariados por suas poesias satíricas. Na Bahia, voltou a sofrer perseguições devido a suas sátiras. Por isso ganhou o apelido de Boca do Inferno ou Boca de Brasa TEMAS DA POESIA GREGORIANA: POESIA RELIGIOSA: mostra o autor envolvido pelo sentimento de culpa e de arrependimento, implorando perdão. POESIA SATÍRICA: mostra a crítica severa de uma sociedade marcada pela mediocridade e pela desonestidade, nasce de um sujeito lírico que adota um ponto de vista conservador e preconceituoso. Seus poemas satíricos renderam-lhe o apelido de Boca do Inferno. POESIA ERÓTICA: mostra o uso de palavrões e alusões obscenas, mesmo em textos sutis onde a ambigüidade aparece repleta de safadeza. A PROSA BARROCA BRASILEIRA PADRE ANTÔNIO VIEIRA nasceu em Lisboa, em 1608, chegou ao Brasil e se instalou em Salvador, iniciando seu noviciado na Companhia de Jesus.Efetivou uma política de defesa dos cristãos ?novos, procurando protegê-los da Inquisição em Portugal. Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII.



Os sermões e cartas, além de temas especificamente religiosos também manifestam questões polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa,, o confronto com holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição. OBRAS: CARTAS E SERMÕES ? Sermão da Sexagésima , Sermão de Santo Antônio aos peixes e outros. Sua obra é notável pelo manuseio da expressão verbal, são textos riquíssimos em imagens, jogos de significado e conceitos, metáforas, e ricos em recursos lingüísticos. Para a literatura, sua importância foi fundamental. Vieira fixou a prosa na língua portuguesa nos mesmos padrões de realização artística a que Camões fixou a poesia, transformando-se num clássico da língua.
O mais conhecido sermão de Vieira, o Sermão da Sexagésima é uma conclusão de que a palavra de Deus vinha obtendo poucos resultados porque os pregadores estavam mais aplicados em obter efeitos literários do que moralizantes, o que transformava os sermões em vazios estéticos. Vieira compara a estrutura do sermão à estrutura de uma árvore ? ?a àrvore da vida?, onde as partes constituintes da àrvore, todas relacionadas às partes do sermão.(troncos, ramos,folhas, varas, flores, frutos) numa ordem simetricamente inversa a seguir(frutos, flores, varas, folhas , ramos e tronco. Lendo-se cuidadosamente percebe-se o ritmo das frases e a cadência do texto. Era uma peça para ser exposta oralmente.


Conclusão

Podemos notar que o marco do Barroco inicial nasceu em Portugal mas morou uma grande parte no Brasil. Denominava XVI e metade do século XVII até 1786 desenvolveu na Bahia em Minas Gerais, artes plásticas com as obras do Aleijadinho. A poesia Satirica mostraa critica severa de uma sociedade marcada pela mediocridade e pela desonestidade nasceu de um sujeito lirico que adota um ponto de vista conservador e preconceituoso.
A palavrabarroco erao djetio que designava certas pérolas de superficie irregular e preço inferior Durante muito tempo foi usado para indicar uma arte e uma literatura, Barroco o homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu.


Comentários:

Silvana - Barroco tinha um estilo de vida próprio e que outros artistas passaram a seguir,foi muito corajoso pois se revelou e naquela época todos seguiam um só padrão, ele revolucionou a história da arte e da literatura.

Evelyn - O que aconteceu com barroco foi uma boa forma de aprendizado, fazendo com que ele aprendece como dividir as coisas por exemplo, como no caso dele separar religiões e assuntos que não convem.

Ducinéia - Barroco é uma obra que foi desenvolvida em Pernambuco mais originado em Portugal, esta obra tem esse nome por designar uma comparação entre o homem está dividido entre o prazer e a fé por exemplo. Ele sofreu muitos conflitos chegou até ficar fora do Brasil por algum tempo mais destacou grandes artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário